sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festas em honra de N.ª Sr.ª do Carmo


De 16 a 20 de Julho realizam-se em Moura as Festas em Honra de N.ª Sr.ª do Carmos, a padroeira da cidade. E que bonita que Ela é! ( N.ª Sre.ª e a cidade!!!)
Por esta altura já começa a cheirar a festa! Já está a ser instalada a iluminação das ruas. Que lindas que ficam!! Daqui por uns dias começam a montar as barracas na praça: algodão doce, brinquedos, bijuterias, malacuecos (para quem não sabe, são as farturas!!!!!!), balões (lá terei que comprar um cavalo branco.... é sempre o mesmo!).
Durante os dias de festa, há muito para ver!
O ponto alto da festa é a Procissão pelas ruas da cidade, que sai à rua no domingo pelas 18h. Todos se empapoilam para ver N.ª Sr.ª passar ou mesmo para ir na procissão. Cumprir promessas, pedir o auxilio a N.ª Sr.ª, ou apenas porque sim, porque é a nossa Padroeira e deve ser levada por todos.
Mas toda a festa tem a sua paródia!! Não faltam os bailaricos, as belas das jolas fresquinhas e os tintos de verano pela noite dentro, os malacuecos do Fórmula 1 - cuidado com as imitações, o polvo assado, o fogo de artifício, as vacadas onde os mais valentes (normalmente devido ao alcool) mostram os seus dotes de forcado, a corrida de toiros (este ano há duas), eu sei lá mais.... O convivio com os amigos, pois a festa é uma ocasião para nos juntarmos e por a conversa (e os copos) em dia!!!!!!!
Moura enche-se de gente nesta altura. São os emigrantes, os que estão fora cá dentro, os de cá que trazem os amigos. Esses então se vêm uma vez já não deixam de vir!! É uma alegria!
Viva a Festa de Moura, Viva N.ª Sr.ª que abençoe esta terra! E que venha a Festa!!

Sem comentários:

Enviar um comentário